Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Os benefícios físicos do sexo


Sexo emagrece, alivia dores, reduz riscos de doenças do coração e muito, muito mais. Saiba por que uma boa transa pode ser até uma atividade feita por ordens médicas...

O paulistano Roger Souza, 27, defende que conseguiu seu emprego atual de professor de educação física graças ao… sexo! Não, ele não seduziu a banca examinadora do concurso para dar aulas na rede estadual. "No dia da prova estava estressado, ansioso. Mas transei pela manhã e relaxei. Foi ótimo porque fiz tudo com mais calma e concentração", conta ele.
Roger sentiu na prática o que estudos clínicos já constataram: o rala-e-rola é um ótimo antídoto para a ansiedade e o estresse. Uma pesquisa da Universidade de Paisley, na Escócia, concluiu que pessoas que "fazem questão da penetração" respondem melhor a situações estressantes. Isso porque, durante o ato sexual, nosso organismo libera endorfina, também conhecida como hormônio da felicidade, responsável pela sensação de prazer e de melhora do humor. E a descarga de endorfina no momento do orgasmo também promove um estado de relaxamento físico total.
Mas os benefícios não param por aí. Além de ser gostoso, de graça e não engordar, a lista das maravilhas que o sexo traz para a saúde física e psicológica aumenta a cada dia. Desde 2000, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a prática um dos quatro pilares essenciais da qualidade de vida, ao lado do lazer, trabalho e da vida em família. Quer mais? Leia os benefícios abaixo, relaxe, goze e economize nos remédios.
Sexo  Mais sexo, menos calorias
Uma transa vigorosa queima em torno de 200 calorias, garante o urologista e terapeuta sexual Celso Marzano. Isso equivale ao mesmo que correr por quinze minutos. "A pulsação cardíaca sobe de 70 batimentos por minuto para 150, a mesma que de um esportista em esforço máximo", explica o médico. Ok, você não precisa virar uma atleta na cama ou trocar o exercício pelo sexo. Mas pode usá-lo como um complemento no combate às gordurinhas...

Melhora a pele

O sexo, como qualquer outra atividade física, faz o corpo gerar calor e aumenta a circulação sanguínea, fazendo com que as células recebam mais oxigênio e nutrientes. Resultado: pele mais jovem, tonificada e livre de toxinas. E, de quebra, o suor causado pelos amassos também limpa os poros e melhora seu aspecto.

Fortalece a pélvis

Na transa, o nosso corpo contrai a região da pélvis, fortalecendo os músculos da bexiga, vagina e ânus. Isso permite maior controle do órgão genital feminino e gera mais prazer. Além disso, diminui o risco futuro de incontinência urinária. Transar também fortalece coxas, nádegas, braços, pescoço e tórax. O aumento da circulação sanguínea ainda oxigena os tecidos da vagina e melhora seu funcionamento.

Tem efeito rejuvenescedor

Um estudo feito pelo Hospital Real de Edimburgo, na Escócia, concluiu que fazer sexo até três vezes por semana com um parceiro fixo - com quem haja envolvimento afetivo - pode fazer a pessoa aparentar ter entre sete e doze anos menos que sua idade verdadeira. O motivo? Melhora a autoestima e o humor. Oras, oras, oras...

Previne gripes e resfriados

Pesquisa da Universidade de Wilkes, na Pensilvânia, constatou que indivíduos que transam uma ou duas vezes por semana têm uma quantidade 30% maior de um anticorpo chamado imunoglobulina A, conhecido por estimular o sistema imunológico e manter gripes e resfriados longe.

Reduz doenças cardíacas

Estudo realizado em 2001 pela Queens University, do Canadá, concluiu que homens que transavam três ou mais vezes por semana reduziram o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral pela metade. É fácil entender por quê. Durante o ato sexual ocorre uma descarga de adrenalina que aumenta a frequência cardíaca e estimula a irrigação do sangue. Já no momento do orgasmo a liberação de endorfina relaxa as paredes dos vasos sanguíneos, facilitando a fluidez do sangue e diminuindo o risco de entupimento das veias.

Combate a depressão

Além da endorfina, se divertir na cama libera as substâncias serotonina, dopamina e ocitocina. Juntos, esses neurotransmissores ajudam a levantar o astral, já que promovem bem-estar, relaxamento, dão ânimo e renovam as energias.

Acaba com a dor de cabeça

Usar a velha desculpa de que está com dor de cabeça para adiar o sexo já não cola mais. A endorfina liberada durante o bem-bom funciona como analgésico natural e atenua dores de cabeça, nas costas e tensões. E o melhor: sua ação se prolonga após o ato sexual.

Melhora o vínculo entre o casal

Quem se entende na cama tem mais chance de se dar bem fora dela, diz a sexóloga Carla Cecarello. "Casais que fazem sexo com frequência demonstram mais afeto no dia a dia, estão mais sintonizados, o que faz com que resolvam problemas conjuntos com mais facilidade." A melhora na proximidade do casal também tem explicação química. "Quando transamos liberamos ocitocina, substância que é a mesma que a mãe libera durante a amamentação, e ela dá a sensação de aconchego", explica a terapeuta sexual Ana Canosa. E quem nunca ouviu dizer que fazer sexo atrai mais sexo? Ana Canosa afirma que é verdade. "Durante o ato sexual liberamos feromônio, hormônio que atrai o sexo oposto. Portanto, quanto mais fazemos, mais queremos fazer."
Sexo 

Como me beneficiar sem parceiro fixo?

Quando se tem um relacionamento fixo, o sexo é só alegria: uma boa transa faz você se sentir desejada, melhora a autoestima, o astral, a vida. Mas, e para quem está sozinha, como se virar? Na opinião da terapeuta sexual Ana Canosa, tudo depende de como a pessoa encara o sexo. Segundo ela, é importante que a mulher tenha autonomia sexual, ou seja, saiba o que quer na cama para garantir o próprio prazer. É importante também fazer a seguinte pergunta antes de se entregar aos amassos: Por que estou fazendo sexo com essa pessoa? Se for por tesão, tudo bem. Mas se for carência, só para se sentir amada, melhor cair fora. "Depois o cara não liga no dia seguinte e, em vez de o sexo ser bom, vira um pesadelo", alerta a terapeuta. A masturbação com orgasmo libera os mesmos hormônios de uma transa a dois. Nada substitui o tesão e o afeto de estar na cama com um parceiro. Mas, do ponto de vista físico, o self service quebra um galhão. Nas questões sexuais, vale o ditado: mesmo quando é ruim, é bom!

Responsabilidade sempre

Qualquer boa sensação relacionada ao sexo pode ser anulada frente à suspeita de uma gravidez indesejada ou o temor de ser infectada pelas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), como sífilis, gonorreia, HPV, aids… Portanto, nada melhor do que a boa e velha camisinha para desencanar e se entregar aos prazeres dos lençóis. Para as mulheres, a prevenção precisa ser dobrada: camisinha e algum outro método anticoncepcional, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário